Por Michael Neil
Meu amigo e colega Aaron Turner, uma vez, descreveu nosso embasamento no entendimento da vida como uma medida de quanto de nossa experiência parecia ser feito da energia do Pensamento em oposição a ser “a energia do Pensamento mais fatores externos”. Ou mesmo fatores externos. Por exemplo, se você receber uma fatura de
“pagamento” de uma empresa de cartão de crédito e se sentir estressado, é desse tipo o estresse?
a. Simplesmente a sensação do que quer que você esteja pensando
naquele momento?
b. O sentimento de seu pensamento sobre um problema muito real?
c. O sentimento da fatura do cartão de crédito?
O jogo aqui (pelo menos enquanto eu jogo) não é fingir que só porque você sabe que a resposta certa deve ser "a" - eu estou vivendo no sentimento do meu pensamento, não o sentimento das minhas circunstâncias - que a sua Resposta honesta deve ser a "a". Esse tipo de argumento conceitual tende a nos deixar perdidos no estresse enquanto pensamos que não deveríamos estar ou irritar nossos amigos e clientes se tentarmos dizer a eles que "é apenas o seu pensamento".
Em vez disso, podemos reconhecer que, por enquanto, não nos parece assim e, permanecer pacientes e curiosos, e ver onde mais em nossas vidas podemos realmente ver a conexão pensamento-sentimento e a
natureza inventada de nossa realidade pessoal para nós mesmos. Vou compartilhar três histórias rápidas de ver os princípios da Mente, da Consciência e do Pensamento em ação em minha própria vida, tanto para ilustrar esse ponto quanto na esperança de que você se lembre de experiências semelhantes (ou embarque em experiências semelhantes) em sua vida. própria vida...
1. "Comida frita é ruim para você."
Anos antes de começar a ver que a mente funciona mais como um projetor do que uma câmera, tive uma experiência que me pareceu verdadeiramente bizarra. Eu estava editando um manuscrito sobre alimentação consciente e perda de peso, e no meu estado distraído eu, ironicamente, comi um prato inteiro de frango frito e batatas fritas.
Quando saí do restaurante, com o manuscrito na mão, pude sentir o óleo escorrer pelos meus poros e meu estômago estava visivelmente distendido. No meio de me repreender por ignorar todas as orientações do livro e lamentar a minha gula porque afinal de contas, todos nós sabemos que a comida frita é terrível para você, um pensamento silencioso escapou:
E se a comida frita fosse boa para você?
Agora entenda, eu não acreditei por um momento que isso era verdade - eu apenas pensei que seria interessante ver quanto da minha horrível experiência pós-prandial foi resultado da comida, e quanto foi resultado das minhas ideias sobre a comida. Para meu choque genuíno, um minuto depois de imaginar que eu vivia em um universo alternativo onde as coisas eram fritas para deixá-las saudáveis, o inchaço tinha desaparecido, minha pele estava seca e clara, e eu estava apenas um pouco mais impressionado.
2. "Eu odeio o conflito."
Um médium uma vez me disse que um dia eu estaria na vanguarda de um novo desenvolvimento controverso no movimento de psicologia / autoajuda que um dia mudaria o mundo. Eu ri da ideia e descartei o psíquico como bem-intencionado, mas equivocado. A ideia de que eu estaria envolvido em algo controverso, muito menos na frente do grupo que liderava a carga, parecia ridículo para mim. Afinal, eu odeio conflitos.
No entanto, para minha surpresa, mais de uma década depois, é exatamente onde me encontro. Não porque eu me apaixonei por conflitos, mas porque o conflito agora parece uma descrição do que acontece quando dois pontos de vista opostos entram em contato um com o outro e não um eufemismo para "Isso significa guerra!"
Assim, à medida que minha vida progrediu, meu alicerce - o que parece existir apenas como um produto do Pensamento e não como uma parte permanente e penetrante da realidade - se aprofundou. Meu bem-estar
emocional não parece mais ser o resultado da minha dieta. Meus traços de personalidade não parecem mais imutáveis. E a maneira como eu percebo a vida parece muito mais fluida, transitória e sujeita a mudanças a qualquer momento do que nunca.
3. "Eles não percebem que eu sou tímido?"
As pessoas geralmente riem quando ouvem que eu penso em mim como tímido, mas até alguns anos atrás, eu fazia praticamente qualquer coisa para evitar situações sociais com mais de alguns amigos próximos ou familiares ao meu redor. Na verdade, quando meu primeiro livro saiu em Londres, eu disse aos editores que faria qualquer entrevista que eles agendassem para mim em qualquer lugar do mundo para ajudar a promover o livro, mas eu não compareceria à minha própria festa de lançamento de livros se eles escolhessem lança-lo. Então, quando um amigo convidou minha esposa e eu para a festa anual do Grammy um ano ou dois depois, que eu me deparei com esse entendimento, meu coração afundou. Eu sabia que ia, mas também sabia que preferiria espetar palitos de fósforo nas minhas unhas -
porque sou tímido. Então um novo pensamento penetrou em minha consciência:
E se você não fosse?
Este pensamento de alguma forma pegou, e eu percebi que a minha autodescrição de timidez era verdade apenas algumas vezes. Foi só que em algum momento da minha vida eu decidi (inconscientemente) que eu era realmente tímido, então sempre que eu me envolvia com meu pensamento inseguro em torno de outras pessoas isso se tornou
“prova” da minha timidez. É claro que, sempre que me sentia à vontade, sem autoconsciência e em casa, em relação aos outros, isso era apenas uma estranha anomalia a ser ignorada ou explicada.
Então eu fui para a festa naquela noite como um experimento - não em fingir estar confiante, mas sim em ver o que aconteceria se eu parasse de dar credibilidade à minha história de "eu sou tímido". No final, eu me diverti tanto que minha esposa teve que me arrastar para longe da festa (praticamente uma novidade para nós), e toda uma série de novas experiências se tornou disponível para mim.
Que tal para você?
Parece impossível que você mude até que alguma outra coisa mude do lado de fora?
Você acha que precisa mudar sua personalidade para funcionar mais efetivamente na “realidade” de um mundo de cachorro come cachorro?
Você acha que é realmente tímido, inseguro ou não criativo, ou simplesmente "não é o tipo de pessoa que ...?"
E se você estivesse errado? E se você não o fez? E se você não fosse?
Divirta-se, aprenda feliz e aos montes explorando!
Com todo o meu amor!
O que as pessoas não sabem é que antes dos pensamentos disponibilizarem qualquer que seja o comportamento há uma força fundamental operando em você, essa "força" é o princípio inicial que permite estarmos experimentado a vida. Esse princípio é como a energia que carrega qualquer notebook ou computador, sem ela nenhum hardware existiria.